SEO Local está morrendo? O que você provavelmente não faz para melhora-lo

O que é o SEO local? Ele é visto como a otimização nos mecanismos de busca, mas leva em consideração a geolocalização e as redes sociais para que o usuário ache uma solução perto do local aonde ele está. Você pode atrair novos públicos e gerar vendas novas, assim como ter uma presença virtual.

Segundo pesquisas, cerca de 77% dos brasileiros fazem compras online. Pode parecer assustador para você que tem o seu comércio, mas claro que há esperanças pois 64% das lojas físicas ainda são as preferidas pelos brasileiros. Isso significa que o varejo tradicional continua vivo, mas alguns ainda não seguem o marketing digital.

Em 2017, a forma mais comum para os usuários descobrirem algum comércio era através dos mecanismos de busca, como o Google por exemplo ou alguma rede social (Facebook, Instagram). Para quase 37% da população, a Internet vencia até a propaganda boca a boca (com 35%), que é a essência dos negócios locais praticamente desde a invenção das palavras.

O Google nos últimos anos, tem facilitado o domínio de busca apenas para as grandes marcas e assim criando dificuldade para empresas pequenas estarem bem ranqueadas nos mecanismos de busca. Um dos pontos principais para você melhorar isso, é criando uma geolocalização (Google maps por exemplo) para que os usuários saibam que existem estabelecimentos físicos naquela região como restaurantes, lojas, consultórios médicos ou odontológicos etc.

Agora vai algumas dicas para que o seu SEO local não morra:

1- Você precisa ter uma presença virtual relevante e também se possível fazer e-commerce para que você consiga vender os seus produtos dos dois modos. Para quem tem consultórios, pet shops a dica é sempre fazer posts em redes sociais com antes e depois, por exemplo pois chama muita a atenção do usuário.

2- Tente produzir um conteúdo local, ele é fundamental hoje em dia para qualquer negócio. Crie um blog e ajude pessoas a resolver a “dor” que ela está procurando, não fale sobre como o seu produto é bom e de qualidade antes dela entender o que ela quer. Ajude a sua persona. Inclua no seus posts nome de sua cidade para que chame mais atenção do leitor e ele fique contente em saber que é na mesma cidade/local aonde ele reside. Se possível, patrocine eventos locais, times e escreva em seu blog sobre eles. Inclua notícias e acontecimentos locais, assim você consegue trazer informações úteis e com audiência todos os dias.

3- Além do Google ranquear os melhores sites para a sua primeira página, existe também o “Google Negócio”. O Google Meu Negócio é uma ferramenta gratuita e essencial em uma estratégia de SEO local. Ele irá apresentar um perfil detalhado do seu negócio e melhorar o seu posicionamento nas pesquisas.

4- Obter avaliações é um dos principais motivos para que o usuário vá até o seu negócio. É muito comum as pessoas verem as qualificações, aquelas famosas “ estrelinhas”, antes de consumir ou ir até algum local, normalmente em restaurantes. Se a sua avaliação for menos que 4 estrelas, vale a pena ter atenção pois classificações ruins afastam os consumidores do seu negócio. Estimule sempre os seus consumidores a classificar no Google o seu comércio, pois a falta de classificação pode não transmitir credibilidade para a sua empresa. Estabelecimentos bem avaliados recebem destaques em mecanismos de buscas e podem até aparecer em primeiro lugar.

Além disso tudo, criar campanhas e promoções no seu negócio ajuda muito a conquistar novos consumidores e ter uma empresa de sucesso, tanto no google, tanto em redes sociais e pessoalmente. Faça campanhas com banners, panfletos, postagens, tudo isso irá atrair novos usuários. Sua empresa precisa ser competitiva e ter mais destaque do que a concorrência. O SEO local é fundamental para você que depende de vendas diretas.

Se você está interessado a conseguir novos usuários, clientes e consumidores em seu pequeno negócio, a Publiclick pode te ajudar. Nos contate e faça do seu comércio um sucesso na sua região.

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